TERAPIA FLORAL PARA CRIANÇAS DESATENTAS



O primeiro grupo floral, ou a primeira mistura floral, é especificamente voltada para as crianças que apresentam um maior grau de desatenção: são aquelas crianças que parecem viver em um mundo próprio na maior parte do tempo.
Não é uma regra precisa, mas existem alguns comportamentos que podem ser observados em uma criança para que se possa determinar ou ao menos suspeitar que ela se encaixe no perfil de desatenta. Lembrando que apenas um profissional habilitado pode realmente determinar se seu filho realmente sofre de déficit de atenção, mas seria bom procurar orientação caso ele apresente muitos dos seguintes sintomas:
  • Não presta atenção nos detalhes;
  • Comete erros que deveriam ser muito claros;
  • Tem muita dificuldade para se manter focado em alguma coisa e é facilmente distraído;
  • Muitas vezes demostrar não estar atento ao que alguém está lhe dizendo;
  • Tem muita dificuldade em lembrar das coisas e seguir instruções, mesmo que pareçam simples;
  • Demonstra muitos problemas e dificuldades em se manter organizado, se planejar com antecedência e finalizar projetos até o prazo determinado;
  • Costuma ficar entediado com alguma tarefa facilmente;
  • Perde ou esquece onde estão coisas simples como as lições de casa, livros, brinquedos, etc.
Crianças com um real déficit de atenção normalmente se enquadram em muitas ou todas essas descrições, e para elas os florais de Bach mais indicados são:
Bud Chestnut: este é um poderoso floral focado na fixação de conhecimento e do aprendizado por assim dizer, mostrando-se muito útil para aquelas pessoas que estão sempre a cometer os mesmos erros e parecendo não aprender com eles. A terapia floral com Bud Chestnut usa em especial o chamado broto da castanha, e é indicado para toda forma de dificuldade de aprendizagem, podendo ser especialmente útil nos casos de déficit de atenção. Essa essência do sistema floral de Bach para aprendizagem também é boa para concentração e atenção.

Clematis: O Clematis é um floral especialmente concebido para aqueles que são apelidados de “sonhadores”; no caso das crianças, são aquelas que parecem estar sempre com a cabeça nas nuvens. O Clematis pode ajudar a pessoa a ficar mais presente e concentrada na atividade em que está desenvolvendo. A terapia floral com Clematis é especialmente indicado para aquelas crianças que se afastam do convívio, seja por falta de interesse ou preguiça mental.

Gentian: Essa essência floral está muito relacionada a confiança pessoal e a auto estima. A energia floral nela presente vai estimular que a criança consiga trazer de volta sua confiança, especialmente após algum revés. O floral Gentian procura trabalhar estimulando pontos chaves que irão elevar a confiança, fazendo com que a pessoa tenha mais perseverança e fé, por exemplo, para que possa seguir em direção ao seu objetivo.
Em outras palavras, a energia presente no floral Gentian facilita um processo de entendimento pessoal, onde a criança ou o adulto consegue perceber que na vida sempre existirão alguns bloqueios e até retrocessos, mas que eles não vão impedir que você continue avançando de alguma maneira.
Segundo alguns colaboradores, o uso desse floral em especial tem crescido bastante nos últimos anos pelas crianças, provavelmente pelo fato do ambiente escolar de hoje ser muito mais competitivo e propício para o desenvolvimento de alguma patologia psicológica.

Gorse: O Gorse é outra essência que trabalha a auto estima da criança, porém de uma maneira um pouco diferente. A abordagem do floral Gorse é feita pelo lado do pessimismo que a criança acaba desenvolvendo, isso porque as crianças que se encontram nesse estado de desesperança não veem nenhum ponto positivo ou mesmo relevante em tentar, simplesmente porque lhes falta fé em suas próprias capacidades e em um resultado positivo.
Esse floral usa suas energias para fortalecer a sensação de positividade da criança, bem como construir um maior otimismo ao apoiar uma visão mais ampla sobre a vida.

Hornbeam: O Hornbeam é um floral que pode ser entendido como um excelente estímulo para aquelas crianças que parecem sempre estar presas a procrastinação; são crianças que desenvolvem o que alguns profissionais chamam de sensação de “manhã de segunda-feira”. Essa sensação pode ser muito bem observada em crianças que temem ir à escola.
A terapia floral com Hornbeam vai ajudar à medida que estimula a criança a se organizar melhor e ajuda a encontrar alguma inspiração para suas atividades. Pode ser especialmente útil para aqueles que se cansam devido a estarem sentados tempo demais, por assim dizer.

Larch: Essa essência floral foi especialmente desenvolvida para lidar com problemas na autoconfiança, e ela é muito indicada para crianças e estudantes que apresentam um grande grau de timidez. Crianças excessivamente tímidas ou que não se sentem confiantes o suficiente para abraçar o trabalho escolar podem enfrentar uma série de outros problemas decorrentes dessa situação.
O agravante nesses casos é que muitas vezes os pais veem apenas os problemas resultantes e não percebem que a raiz deles pode estar na timidez da criança; ela, por essa condição, tem dificuldades em explicar o que realmente acontece aos seus pais ou professores.
Por isso o floral Larch é tão útil, especialmente quanto a criança está ingressando em um novo projeto escolar – pode ser uma nova turma na escola, quando iniciar o aprendizado de um novo idioma ou até um novo instrumento musical. Em resumo, tudo o que, de repente, sair de sua zona de conforto para explorar algo novo, a terapia floral com Larch irá ajudar para que faça um esforço a mais em se manter no curso.

Water Violet: De maneira muito parecida com o Larch, o floral Water Violet também é indicado para crianças e estudantes que tenham problemas de interação com grupos. A grande diferença é que o Water Violet é indicado para casos onde a pessoa apresente um comportamento mais antissocial. São aquelas crianças que simplesmente se retiram do convívio com outras pessoas não por serem tímidas, mas por não sentirem que fazem parte daquele grupo ou que não deveriam estar ali – são crianças que mostram um comportamento emocionalmente frio.
A terapia floral com Water Voilet ajuda a combater esse sentimento de sentir-se deslocado e aos poucos tende a fazer com que a criança se sinta confortável dentro de grupos e em torno de outras pessoas.

Wild Oat: Podemos dizer de certo modo que, o floral Wild Oat tenta ajudar a criança a descobrir a si mesma de alguma maneira. Ele é normalmente indicado para aquelas crianças que se sentem perdidas e um pouco confusas, que parecem não ver as coisas tão claramente como as outras.
A terapia floral com Wild Oat ajuda a criança a entender que ela possui suas próprias particularidades e talentos, de modo que possa sentir melhor a sua singularidade e a aplicar seus talentos.

Wild Rose: Todos os problemas que apresentamos até agora podem levar a criança a um estado de desânimo onde demonstre grande apatia. Para combater essa outra frente é apresentado o foral Wild Rose, que pretende fazer com que o aluno supere a apatia e adote uma abordagem mais entusiasmada e renovada à rotina escolar.
Essa essência floral na realidade é extremante útil para todas as pessoas que estejam inseridas em alguma espécie de ambiente de aprendizagem, justamente por combater a apatia e o desânimo. O Wild Rose tem um enorme potencial para ativar a vontade pessoal e incentivar a tenacidade tanto em crianças como em adolescentes e até mesmo adultos. Os benefícios dessas qualidades podem percorrer um longo caminho, a fim de melhorar o desempenho e renovar o interesse na escola e no aprendizado geral, até mesmo em trabalhos que exigem aprendizagem constante.

CONSELHOS SOBRE A TERAPIA FLORAL
Lembramos mais uma vez que nada substitui a consulta junto a um profissional especializado, mas para os que desejarem iniciar um tratamento com essências florais, procure um Terapeuta Floral para que seja feita avaliação e orientação adequadas,
Em geral, o próprio floral já disponibiliza em sua embalagem alguma sugestão de uso, mas muitos profissionais têm como recomendação padrão a administração de 4 gotas, de 3 a 4 vezes ao dia. Essas gotas podem ser administradas diretamente via oral ou de outras formas, como adicionadas em um copo de água ou suco.

Bençãos Plenas!
Claudia Aldana/Psicopedagoga e Terapeuta Holística

Bençãos Plenas!

Comentários

Postagens mais visitadas