Receitas de Água de Rosa





Como fazer Água de Rosas em casa

Utilizada e fabricada de forma artesanal no Oriente a séculos, a Água de Rosas pode ser utilizada em receitas culinárias como aromatizante, em chás com diversos fins e em muitos tratamentos de beleza.
Conheça alguns benefícios da Água de Rosas, quando ingerida em chás ou adicionada como aromatizante no preparo de alimentos:

Calmante
Contém vitaminas e minerais
Auxilia na digestão

 E quando utilizada nos procedimentos de beleza:

- Acalma após a limpeza de pele
- Combate o envelhecimento
- É excelente contra olheiras e inchaço
- Usada na água de enxague, combate a queda dos cabelos

Para qualquer receita de Água de Rosas algumas recomendações são fundamentais:

Utilize só pétalas, descarte o restante das flores.
Não misture cores de pétalas 
Tenha certeza que as rosas foram cultivadas sem agrotóxicos ou qualquer espécie de química.
Utilize recipientes e utensílios muito limpos e esterilizados com água fervendo antes de usar.

Quantidades:

Para cada xícara de pétalas (lavadas com água mineral ou filtrada), calcular 200 ml de água mineral ou filtrada para a fervura.

Receita de Água de Rosas pelo Método de Destilação:


Você vai precisar de uma panela grande com tampa que encaixe perfeitamente; se for uma panela de vidro ou pelo menos com tampa de vidro, fica perfeito; um recipiente para "aparar" a água da tampa da panela; um frasco para guardar a Água de Rosas após o preparo.

Leve apenas a água ao fogo e quando ferver junte as pétalas (lavadas com água mineral ou filtrada e na proporção de água e pétalas sugerida acima).

Espere voltar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Por aproximadamente de 40 minutos a 1 hora, vá retirando a tampa com cuidado e escorrendo esta água da tampa em um recipiente separado para este fim. Esta é a Água de Rosas que você vai utilizar.

Receita para 400 ml de Água de Rosas pelo Método de Infusão:


Você vai precisar, além de um utensílio para ferver a água, de um recipiente de vidro, com tampa que feche hermeticamente, com boca larga o suficiente para colocar pétalas e água sem dificuldades e os frascos para colocar a Água de Rosas quando ficar pronta.

Leve 200 ml de água ao fogo para ferver. Coloque 1 xícara de pétalas (lavadas com água mineral ou filtrada) no vidro, despeje a água fervente sobre as pétalas e tampe hermeticamente. Coloque num local fresco e seco e deixe lá por 24 hs. 

Passadas as 24 hs, ferva mais 200 ml de água, coloque mais 1 xícara de pétalas (lavadas com água mineral ou filtrada) no vidro, sobre as pétalas com água que já estão lá, despeje a água fervente em cima e tampe hermeticamente mais uma vez, voltando a colocar num local fresco e seco e deixe lá agora por 48 hs. Passado este tempo, coe o líquido e coloque nos frasco.

Quando ficar pronta, você pode guardar sua Água de Rosas na geladeira, se desejar, mas não é necessário, ela dura bastante mesmo fora da geladeira.

Via Theresa Tullio

Comentários

Postagens mais visitadas