O REIKI E AS CORES


As cores são a mais pura expressão de um estado de espírito. Tem a capacidade de alterar o nosso humor, de acalmar, agitar e até purificar. É uma das formas que utilizamos para nos mostrar ao mundo, seja através de ambientes, roupas ou adereços.
As cores podem ser utilizadas em conjunto com o Reiki ou de outras formas. Conhecer as cores e suas características permite aproveitá-las, não só em uma sessão mas também na vida.
Ao conhecer os chacras principais, o reikiano já tem o seu primeiro contato com as cores. Cada chacra tem a sua cor, como indicado a seguir:



Conhecendo as cores do chacras, é possível utilizar a cromoterapia como complemento ao Reiki. Uma forma é o uso de uma luminárias com cores. Para trabalhar o chacra cardíaco, por exemplo, podemos utilizar uma luzverde durante a sessão. Já para trabalhar o chacra coronário, uma luz violeta será de bom auxílio. Como o reiki tem a capacidade de adaptar-se ao ambiente e à outras técnicas, acredito que a energia reiki utilizará o estímulo extra sempre da melhor forma para a pessoa sendo atendida.
Ao escolher as cores para uma sala de Reiki também é importante considerar as cores e seus efeitos. A cor vermelha, por exemplo, pode ser utilizada como cor complementar em alguns casos – como o uso de luzes coloridas – mas não é indicada para ser a cor de uma parede, por exemplo. Para isso já é mais indicado o uso de cores mais “calmantes”, como o azul, o violeta ou o rosa.
Apesar do uso das cores ser um complemento aceito, o Reiki não depende de nenhuma luz artificial ou externa para atuar na pessoa ou ter resultados. Ao aplicar reiki, é comum o relato – tanto de terapeutas como de pessoas atendidas – da visão de cores durante a sessão, sem o uso de qualquer luz ou acessório. Assim o uso das cores no ambiente é considerado um complemento, como um reforço positivo.
O uso das cores não fica restrito ao Reiki, podendo ser utilizado em situações corriqueiras. É sempre um recurso a mais, simples e poderoso. Tem uma reunião de emprego? Experimente colocar um detalhe do vestuário emvermelho, para aumentar a coragem e a confiança. Quer recuperar-se mais rápido da gripe? Um pouco de verde só vai ajudar. Tem um consultório na área da saúde? Pinte uma parede de verde claro. Quer aumentar acriatividade? Experimente o azul. E assim, nos detalhes, podemos usar as cores a nosso favor.

Veja as principais características das cores dos 07 chacras:
Cor Vermelha
O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.
O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.


Cor Laranja
O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.
Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas ideias.


Cor Amarela
O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo. Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.


Cor Verde
O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.


Cor Azul Claro
O azul é por natureza uma cor refrescante, que transmite paz, frescor e serenidade, considerada a cor da calma e da tranquilidade. Está  relacionada ao nosso Chacra Laríngeo, responsável pela clareza e transparência da nossa expressão vocal e da comunicação. É uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Tem uma ação anti-inflamatória, anti-séptica, antipirética e analgésica.


Cor Azul Índigo
O Azul Índigo é o cor do nosso sexto chacra, o chacra da intuição, conhecido como Chacra Frontal. É uma cor profunda, que transmite ao mesmo tempo reflexão e força, emitindo uma energia muito forte também. É a cor da consciência celestial. Muitas características do azul claro também estão presentes no azul índigo, por tratar-se da mesma cor, porém o índigo tem algumas características próprias do seu tom.

Cor Violeta
Violeta é a cor da Espiritualidade. É a cor do despertar da consciência. Ela representa nosso alinhamento e conexão com o Universo, com o Ser Supremo, com a Vontade Superior. É relacionado ao Chacra Coronário, que está ligado à consciência de nós mesmos e do nosso lugar no universo. É a cor da satisfação espiritual e contém a sabedoria divina. A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. É a cor da dignidade, do respeito próprio e da nobreza.


Comentários

Postagens mais visitadas