Entendendo como as emoções nos transformam




Emoção é a energia que nos move. A própria palavra já contém moção, movimento. O investimento que você faz no seu eu emocional determina se você se movimenta, quando e por quê.
Às vezes nossas emoções se desenvolvem de modo nocivo. Ninguém acorda um dia e diz “Vou me maltratar, baixar minha auto-estima e me humilhar”. Aprendemos a fazer isso com o que vemos, experimentamos e percebemos no correr da vida. Essas coisas se incorporam a nós e se tornam nossa programação. Basta apertar um botão, e a função acontece automaticamente. São nossas emoções que fornecem a energia que movimenta esses programas.
A maioria das coisas que fazemos e que nos magoam é feita sem pensar. Com o tempo elas se tornam um hábito. Mentimos quando temos medo, por exemplo. Fugimos quando nos sentimos sobrecarregados e nos escondemos quando nos sentimos incompetentes. Esperamos a aprovação dos outros quando não desenvolvemos nossa segurança interior. Aqueles que nos criaram, nos amaram, guiaram e educaram fizeram o que podiam e o que sabiam. O que não percebemos é que eles também tinham uma programação. Não foi possível observar essas pessoas e desejar não ser como elas, porque poucos de nós fomos ensinados a ser. Só sabemos como fazer.
Agora, se quisermos mudar nossas vidas para melhor, temos de reescrever os programas que a dor e o medo nos ensinaram. Precisamos criar e executar, em nossas mentes, vidas e relacionamentos, programas mais realistas, mais centrados no Espírito. As chaves para escrever esses novos programas se encontram trancadas nas emoções que nunca nos ensinaram como expressar.
O que são problemas?
Problema é aquilo que consideramos difícil de resolver. Quando somos ignorantes em determinado assunto acreditamos que esse assunto é um obstáculo em nossa vida. Os inteligentes vão buscar informação para resolver o problema e pronto! Os mais folgados pedem para outro resolver e a vítima fica chorando o problema e culpando os outros e o mundo.
Qual será a maneira mais prática de resolvê-los?
A metafísica busca respostas verdadeiras que, geralmente estão muito claras e ao seu alcance sempre. Se apareceu a carga é porque você tem condição de (aposto que você responderia carregá-la) ser inteligente em abri-la, ver o que interessa para você e pegar somente o que lhe serve de lição.
 Você precisa ser eficaz e não dramatizar as situações. Você sabe a diferença entre eficiência e eficácia? Eficiente é o gerente do banco que vê uma fila imensa no caixa e abre outro para amenizar a fila e eficaz é o gerente que nem deixa formar a fila. Pois é, está na hora de você resolver o seu problema com eficácia e sem drama.
Todo problema é um desafio que, apareceu no momento certo para sua evolução. Se você fica adiando, tapando o sol com a peneira e fingindo não ser com você, o problema se agrava até que vira uma tragédia. Deus ou o universo não sabe mais como chamar a sua atenção para aquele aprendizado, mas você se recusa a aprender. E aí você fala: - Parece que veio tudo de uma vez...
Vou citar alguns exemplos de associações metafísicas para que você comece aprender a ser seu próprio terapeuta e vá em busca de informações para resolver seus desafios. Esses desafios são geralmente crônicos e repetitivos, por isso, quando você entende e conscientiza, eles desaparecem, sabe por quê? A lição já foi aprendida, não precisa mais passar por isso.
· Multa de trânsito: pessoa que se culpa, se julga e se pune o tempo inteiro.
· Micose de unha: crenças enraizadas, pensamentos contínuos.
· Crise financeira: desvalorização dos potenciais.
· Reumatismo: medo de ser flexível e os outros aproveitarem de você.
· Dor no pescoço: conflito entre a razão e a emoção.
Esses exemplos mostram somente que o resultado da sua vida externa é exatamente o que você acredita internamente. Sua vida externa é o reflexo do que você acredita. Portanto, é melhor crer para ver e crescer, do que esperar alguém provar que você pode, para daí você acreditar em você mesmo.
Comece hoje o trabalho de busca de entendimento e supere seus desafios com inteligência e muita sensibilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas