A influência da tristeza e da alegria na saúde




Segundo Conceição Trucom, sem dúvida, a tristeza e o mau humor podem afetar a saúde física, pois "o mau humor destrói oportunidades, fecha portas e azeda qualquer ambiente. O mau humor desanima (des=tira + anima=alma) as pessoas que nos cercam. O mau humor é uma vibração muito destrutiva e, sendo crônico, pode gerar doenças letais".
Ao contrário do mau humor, o bom humor previne doenças e gera saúde. "Pela fisiologia do riso, há indicações claras disso, principalmente quando ele ativa rapidamente o sistema imunológico", conclui Conceição Trucom.
O bom humor também está relacionado à cura ou melhora de pacientes com doenças graves, como o câncer. Por isso a prática da terapia do riso tem sido bastante estimulada por muitos médicos em seus consultórios e clínicas.

A fisiologia do riso
Hoje sabemos que o riso fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e libera endorfinas (substâncias que combatem a dor). Quando soltamos uma boa gargalhada, nem imaginamos o quanto estamos nos ajudando do ponto de vista físico, emocional, espiritual e mental. Conheça o poder que o bom humor tem sobre o seu organismo:


Coração
Quando rimos, o ritmo cardíaco acelera, chegando a atingir 120 batimentos por minuto. Quando a pulsação aumenta, há mais sangue circulando, o que provoca um aumento significativo na oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.


Pulmões
Durante uma gargalhada, há o aumento de absorção de oxigênio pelos pulmões. A inalação é mais profunda e a expiração, mais forte. Com essa maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma “limpeza”. A prática contínua da gargalhada produz um aumento da capacidade e da tonicidade pulmonar.

Vasos sangüíneos
Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos são dilatados, causando uma redução automática da pressão arterial.

Músculos abdominais
Os músculos mais usados durante uma gargalhada são os abdominais. Esses movimentos massageiam todo o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão e os órgãos excretores. Há quem diga que rir desopila o fígado, mas, na verdade, todos os órgãos da região abdominal são ativados e funcionam com mais vigor e propriedade.

Comentários

Postagens mais visitadas