Óleos Essenciais e o Sistema Respiratório



Os óleos essenciais têm a capacidade de prevenir doenças respiratórias comuns e recuperar mecanismos de defesa do corpo, fortalecendo o sistema imunológico.
Lembremos que o processo da respiração...
é a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre as células do corpo e da atmosfera e que o nosso sistema respiratório inclui o nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, pulmões, alvéolos e o diafragma.
Estilo de vida errático, imunidade baixa, aumento de toxinas e alérgenos no ambiente e erros alimentares podem desvitalizar o sistema imunologico e aumentar a vulnerabilidade tornando-nos suscetíveis a uma série de infecções pulmonares como rinite alérgica, sinusite, coriza, gripe, asma, bronquite, enfisema e pleurisia tornaram-se cada vez mais comum.

Quando alguém inala uma molécula de um óleo essencial, ela se dissolve no muco da cavidade nasal e entra em contato com as células do olfato presentes no nariz.
Fibras nervosas associadas a estas células do olfato transportam os sinais do aroma para o bulbo olfativo, localizado no córtex cerebral do cérebro.
Além disso, os óleos essenciais alcançam os pulmões através das vias respiratórias e, em seguida são transportados por todo o corpo.
No corpo, os óleos essenciais têm uma dupla acção. Alguns óleos possuem poderosas propriedades anti-microbianas que combatem as infecções, enquanto outros óleos essenciais impulsionam processos de defesa do organismo natural.
A utilização de óleos essenciais com propriedades anti-microbianas e imuno-estimulante estimula o sistema imunológico de forma significativa.

Quais os óleos essenciais fortalecer o trato respiratório e o sistema imunitário?
Óleos essenciais específicos têm um efeito muito favorável sobre o sistema respiratório.
Dentre eles estão os óleos essenciais de eucalipto, pinho, cedro, olíbano, limão, tea tree...
Estes óleos têm um impacto direto sobre os órgãos do trato respiratório.
Eles têm propriedades demuldecentes ou emolientes, acalmam membranas mucosas inflamadas, como no caso de bronquite alérgica asma, rinite e enfisema.
Portanto, eles aliviam inflamações e os sintomas tosse, espasmos, dores, expectoração e febre.
Tossir repetidas pode causar constrição no peito. A massagem ajuda a relaxar os músculos do peito e dos brônquios e bronquíolos nos pulmões, promovendo bem estar e melhoria da respiração.
Inalações com óleos essenciais também são tão eficazes quanto massagens de aromaterapia.

O uso criterioso de óleos essenciais, juntamente com o consumo diário de chás de ervas e generosas quantidades de pró-bióticos tem um impacto poderoso sobre o corpo. Eles trabalham de uma forma suave, mas eficaz para a imunidade e afastam uma série de distúrbios respiratórios.

Comentários

Postagens mais visitadas